Importância de um Retrato Corporativo Profissional
Compartilhe
BASTA DAR UMA OLHADA RÁPIDA NO LINKEDIN POR CINCO MINUTOS E VOCÊ ENTENDERÁ A IMPORTÂNCIA DE UM RETRATO CORPORATIVO PROFISSIONAL.
Cada vez mais a nossa imagem é retratada com bastante importância, ela é a porta de entrada para sua representação e destaque profissional. A imagem é o ponta pé inicial de uma comunicação, por isso pode se tornar seu grande diferencial. Um retrato profissional é uma grande e poderosa ferramenta para sua apresentação, principalmente se ela for empresarial.Por que os retratos são importantes?
As chances são de que, se você está no mercado, já ouviu falar sobre fotos de executivos e como os maiores e mais brilhantes CEOs se orgulham dessa imagem.
Você pode ter ignorado isso, pensando em si mesmo que não é necessário um retrato profissional. Por outro lado, você já pode perceber a importância de retrato profissional e está apenas lendo isso para solidificar sua opinião.
Representando o seu negócio da maneira correta!
Se você deseja postar sua imagem no site da sua empresa ou postar em suas páginas de mídia social, você está sempre representando sua empresa de uma forma ou de outra.
Você pode lidar com outras empresas ou com o público em geral, mas uma foto profissional colocará a confiança em sua empresa e deixará seus clientes, colegas ou outros profissionais mais dispostos a lidar com você.
Pense nisso por um momento, se você estivesse procurando por um novo fornecedor e descobrisse que uma determinada empresa era um fornecedor muito viável, mas o CEO tinha um retrato corporativo não profissional em roupas casuais – você estaria disposto a negociar com essa empresa?
A resposta para isso é obter um novo retrato corporativo profissional, perfeito para usar no site da sua empresa, em artigos de imprensa, para refrescar o seu currículo e perfis de mídia social.
O objetivo de um retrato corporativo é produzir uma foto profissional e “clean” da cabeça e dos ombros de uma pessoa; para isso, você precisará de luz suave, um fundo simples e limpo (tanto fundo branco quanto em fundo ambiente que não distraia a atenção) e uma pose que seja autoritária e envolvente.
Seu “headshot” (como falado em inglês) é fundamental para se representar nos negócios e será um dos melhores investimentos que você faz em sua carreira.
Nesse processo, é importante que o retrato deixe transparecer “quem é” essa pessoa fotografada e, para que isso aconteça com maior êxito, algumas dicas podem ajudar: confira a seguir!
1.1 Empresa
Apesar do retrato ser algo pessoal, alguns padrões podem — e devem — ser seguidos em fotos empresariais. Se é uma empresa mais moderna e mais descontraída, por exemplo, é interessante que as fotos dos funcionários tenham esse detalhe na composição, seja no cenário, no ângulo de captação ou nas expressões faciais. Ou seja, manter a identidade da empresa no retrato corporativo, de modo natural e harmonioso, é um ponto que merece atenção especial.
1.2 Personalidade
Para que o retrato fique realmente transparente, é importante que não haja tensão entre fotografado e fotógrafo, pois ela é notada na fotografia. Estar à vontade e transmitir uma personalidade e uma história por trás da imagem é indispensável no retrato corporativo. Com isso, mostrar que o funcionário da empresa é um ser humano de verdade faz toda a diferença no resultado.
1.3 Figurino
Não é preciso elaborar muito a roupa e os acessórios — lembre-se que a força do retrato está nas expressões faciais, mais especificamente nos olhos, e desviar a atenção do observador não deve ser a intenção. Em muitas situações, quanto mais simples, melhor: escolha uma blusa neutra, mas elegante, e que tenha a ver com o seu estilo. Os acessórios, se não dispensados, também devem manter a ordem do simples e neutro.
1.4 Iluminação
Não tem uma regra única quando o assunto é iluminação fotográfica para retrato. Tudo depende da intenção do fotógrafo, que pode fazer o uso de sombras mais duras e dramáticas, ou pode criar um clima mais leve, com outro tipo de iluminação. Em retratos corporativos, o mais comum é usar uma iluminação mais suave, com menos sombras e que destaque os olhos do retratado. Uma foto mais iluminada passa uma sensação maior de bem-estar, tranquilidade e confiança!
1.5 Resultado profissional
Um profissional com experiência em fotos corporativas é o ideal para obter bons resultados, uma vez que ele sabe como dirigir o cenário e o modelo de acordo com as intenções. É importante que essa foto seja verdadeira e que transmita as impressões certas e, sem dúvidas, um profissional que entende de linguagem corporal, esquema de cores, expressões faciais, além de ter técnicas específicas de fotografia — como ângulo, enquadramento e iluminação —, tem todas as chances de entregar uma imagem harmoniosa, consciente e que atinja os objetivos.
Retrato corporativo profissional é uma de nossas especialidades.
Não é apenas o ensaio que nós fornecemos, antes da produção nós lhe daremos orientação sobre quais roupas e acessórios usar (e o que não usar), além de dirigirmos a cena no momento do clique!
No dia da produção, chegaremos a você em seu local de trabalho com muita pouca interrupção no seu dia.
Nossos serviços de retrato corporativo incluem:
- Clique no local do seu escritório ou em casa;
- Retoque de imagem fornecido em acabamento colorido e preto e branco (quando aplicado);
- Imagens digitais para todos os requisitos corporativos em alta resolução e qualidade web para as mídias sociais;
- Presente: Porta Retrato 15x21 de uma foto a sua escolha do ensaio;
Conheça um pouco mais do nosso trabalho.