A importância da Fotografia Profissional para a Gastronomia
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A IMPORTÂNCIA DA FOTOGRAFIA PROFISSIONAL PARA A GASTRONOMIA
Uma boa foto de comida desperta a vontade de comer o prato fotografado e para quem já o experimentou, fica aquela sensação de quase sentir novamente o seu sabor. Uma foto não tem aroma, temperatura, textura, nem gosto e por causa disso que a imagem precisa ser visualmente tão atraente e forte ao ponto de estimular os outros sentidos do observador. A fotografia deve mexer com a imaginação, fazendo com que uma pessoa sinta o paladar, aroma, a temperatura e textura do alimento, toda essa composição encontrada somente olhando a foto do mesmo, e assim tenha vontade de comer tal alimento.
Então o objetivo da fotografia de gastronomia é de transmitir sensações que aquecem o paladar por meio de imagens, estimulando com a visão. Ao olhar uma imagem, a visão estimula o cérebro e este resgata da memória sensações e sentimentos relacionados à imagem vista. Para isto, além de explorar formas, cores, luz, sombra, brilho, textura, composição, enquadramento, objetos, combinações, é preciso saber qual é o público que deseja ser atingido, pois a interpretação de uma imagem pode variar de acordo com a idade, sexo, região e cultura.
Para realizar uma boa fotografia gastronômica, cada tipo de prato exige um tipo de iluminação. Em alguns casos, o indicado pode ser a luz artificial e em outras opções a luz natural podendo dar o tom desejado à imagem. O ambiente do prato em seu contexto, deve-se a máxima atenção às cores, fundos e à louça ideal, uma das cores dos alimentos para compor o restante da cena. Além disso, a qualidade e o aspecto de cada alimento ali inserido são fundamentais, para uma boa produção é essencial para isto mostrar o melhor de cada item: o melhor pedaço de tomate, a melhor folha, a melhor cereja, o melhor da calda que escorre sobre o doce, etc.
A comida deve ter aparência de que acabou de ser produzida. Com o fundo do ambiente neutro, sem muita interferência e sem deixar as fotos monótonas, de forma a criar uma textura e um cenário que não conflite com o alimento, tentando documentar alguma ação que possa dar vida, movimento e interação à fotografia. Tendo relação a todos esses pontos podemos trabalhar com a gastronomia e a fotografia desde um simples imagem de um prato para restaurante ate a diversidade cultural dos países.
Por que a Fotografia profissional para seu estabelecimento é de extrema importância?
Um negócio bem planejado tem maiores chances de ser um sucesso não é mesmo?
Por isso seu restaurante precisa oferecer a melhor experiência para o cliente, desde o atendimento, o tema, o menu, tipo de cobrança, ambiente, decoração, até acomunicação visual. Seja ela presencial ou pela Internet.
Momento de agir
Você precisa saber que há vários pontos relevantes para o engajamento, e um dos mais importantes é atrair o cliente para o seu estabelecimento. As pessoas e suas vidas mudaram. A correria e atividades diárias, fazem com que mude a forma como o consumidor procure lojas e consumo de produtos. Por isso, o fator presencial deixou de ser uma necessidade. Esse fator passou a ter uma prática quase que imperceptível por nós, a Internet.É o momento de agir, cativar e atrair o cliente para o seu restaurante e seus deliciosos pratos, por meio de uma bela e saborosa fotografia. Saborosa sim, sabe por quê? Porque, por mais que a frase “Uma imagem vale por mil palavras” possa soar como clichê, ela tem um fundo de verdade.
A foto gastronômica é capaz de engajar e transmitir essa mensagem para seu cliente de forma valiosa. Sua imagem (marca) na internet, o layout do seu restaurante e seu cardápio não tem cheiro e nem sabor. Uma foto com perspectiva profissional (ângulos), uma bela iluminação e todos os conhecimentos de um fotógrafo profissional podem fazer seu cliente decidir pelo seu restaurante ou pelo seu prato mais valioso.
Fotografia profissional motiva a decisão de compra
Tornar os sabores dos seus pratos brilhantes, originais, e com texturas, não é tarefa fácil. Exige conhecimento, poesia do olhar do fotógrafo, experiência e equipamentos de ponta. E isso não se adquire da noite para o dia, e muito menos com uma câmera de celular.
Cuidado, a imagem é a primeira impressão
A fotografia profissional dos elementos de seu restaurante (layout, menu, rede sociais), oferece uma bela mensagem subliminar que não devem ser subestimadas. Elas devem ser realistas. Fazer com que o cliente queira descobrir mais sobre seu estabelecimento, por meio da percepção e sentimentos transmitidos por elas.
Lembre-se que a imagem é a primeira impressão, ela motiva a decisão de compra. Então muito cuidado com a imagem que sua marca passará para cliente.
É comprovado que, cardápios que possuem imagens dos pratos, vendem mais. Além de levar beleza e cores para seu cardápio, uma bela fotografia fará com que seu cliente visualize o prato com mais clareza. Desperte a vontade e curiosidade de degusta-lo.